quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Minhas Experiências

As escolas públicas do Brasil tem sido equipadas através de diversos programas, com diferentes tipos de mídias. Hoje o que falta é a utilização plena destas mídias. É preciso vencer a barreira do não saber manusear, ou não saber fazer uso a favor da aprendizagem. Meu relato de experiência parte deste cenário.

Participei e ministrei várias capacitações em informática para educadores. Uma experiência muito produtiva foi  o desenvolvimento de um projeto visando potencializar a utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais da minha cidade, que envolvia educadores de 1º ao 5º ano de escolaridade, e um outro foco voltado para o atendimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Foram propostas atividades que proporcionam o conhecimento do sistema operacional Linux, a utilização do pacote de aplicativos do BrOffice (Writer, Calc e Impress), e a aplicabilidade destes no processo de ensino aprendizagem. Também trabalhamos a utilização da internet como ferramenta de comunicação, estudo e troca de experiências.

Para os alunos da EJA, maioria em processo de alfabetização, são propostas atividades que estimulam a criatividade, a leitura e escrita, de forma que a utilização do aplicativo não seja o fim, mas o meio para o desenvolvimento das atividades e consequentemente a aprendizagem.

As atividades são abordadas de diferentes maneiras: a partir de pesquisas na internet, vídeos do DVD escola, análise de situações cotidianas, leitura de matérias de jornais e revistas, entrevistas, levantamento de dados, entre outros.

O resultado do trabalho foi gratificante. Os alunos da EJA não faltavam no dia da aula, se familiarizaram com os termos da informática e participaram efetivamente. Os professores, começaram a se articular de forma a levar os alunos para o laboratório de informática, uma vez que o número de alunos nas turmas juntamente com o desconhecimento do sistema operacional e suas potencialidades era um impeditivo para a utilização do laboratório.

Além disso, disso sou formadora dos cursos do Proinfo, Introdução à EducaçãoDigital - 40horas e Tecnologias na Educação- Aprendendo e Ensinando cons s TIC - 100hs. Os cursos foram realizados em 2009 e 2010.

Marilene

Um comentário:

  1. Oi Marilene, excelente matéria, parabéns pelo grande trabalho!
    Como professora regente da turma na qual você desenvolve o Projeto percebo a importância do uso das mídias e tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
    Os alunos adoram suas aulas, saõ participativos, interessados e o conhecimento da turma está cada vez mais elevado.
    Givanilda

    ResponderExcluir